Por Axe-blond, Guilda Black Power
Antes de 0
Osamodas acompanhado de seus três dragões decidi viajar sem rumo pelo universo . Os dragões foram testemunhas do nascimento de um novo mundo.
Outros deuses queriam participar da criação mas apenas nove deles tinham poder suficiente pra isso, eram eles: Sram, Sadida, Enutrof, Xelor, Iop, Ecaflip, Eniripsa, Feca e Cra. Juntos eles dão vida ao mundo e decidem chama-lo de Mundo dos Dez.
Os três dragões de Osamodas dão a luz a 3 dragões negros, 3 dragões brancos e 4 dragões elementais, Sram, Sadida e Enutrof fazem com que esses dragões e apaixonam por bonecas encantadas, graças a isso os dragões dão a luz aos dofus para levar paz e harmonia ao mundo.
O mundo cresce, surgem montanhas, lagos , rios, mares…
Ano 0
Xelor constrói seu relógio divino , um atefato mágico que pode sentir as pulsações emitidas pelos Dofus. O relógio serve também como arquivo listando todos os atos de todos os seres vivos no mundo e divide o ano em 11 meses.
Ano 10
Devido ao enorme trabalho de controlar cada mês, Xelor decide criar 11 protetores, um para cada mês do ano.
Rushu, rei dos demônio, explora o mundo dos doze. Furioso por não ter sido convidado para o panteão ele decide sabotar o relógio divino de Xelor arranhando o mesmo e inserindo um décimo segundo mês ao ano, os deuses concedem esse mês a Rushu e permitem que ele escolha o protetor do novo mês, o rei dos demônios escolhe Djaul, um de seus demônios mais leais para assumir o cargo. Com isso a harmonia do mundo dos doze entra em desequilíbrio.
Os 12 protetores são:
Solar, protetor do mês de Javian.
Silvosse, protetor do mês de Flovor.
Menalt, protetor do mês de Martalo.
Silouate, protetor do mês de Aperirel.
Rosal, protetor do mês de Maisial
Sumens, protetor do mês de Juniindor
Hecate, protetora do mês de Juliero.
Pouchecout, protetor do mês de Agusto.
Raval, protetor do mês de Septango.
Maimane, protetor do mês de Octobrero.
Brumaire, protetor do mês de Novimiembro.
Djaul, protetor do mês de Descendre.
Descendre do Ano 10
Djaul utilizando uma sucubus em forma de sereia seduz Aquabrial, o dragão da água. O dragão se apaixona pela sereia e da origem ao dofus turquesa. Com a criação desse dofus a harmonia do mundo dos doze se abala mais ainda. Aquabrial descobre que havia sido enganado e Djaul é obrigado a fugir da fúria do dragão antes de conseguir ter o dofus em mãos, o mundo é vitima de uma chuva que parecia interminável, que provoca grandes inundações, essa é a forma de Aquabrial expressar sua raiva, Djaul fica um bom tempo escondido da ira do dragão.
Ano 11
Djaul ataca de surpresa o protetor do mês de Javian, o guerreiro Iop Solar que acaba perecendo na batalha, Djaul toma alguns dias do mês de Javian para ele o que faz com que o inverno dure mais tempo, a fome, o frio e diversas doenças começam a assolar as populações do mundo.
Um profeta aparece anunciando a chegada de uma nova deusa, uma deusa cheia de compaixão e misericórdia que ajuda o povo nesses tempos difíceis tornando-os mais fortes e resistentes, seu culto se espalha pelo mundo e cresce de tal maneira que rapidamente a deusa sobe ao panteão, seu nome é Sacrier. Agora o mundo pode ser chamado de mundo dos onze.
Ano 13
Djaul viaja pelo mundo para aumentar seu numero de fieis e assim aumentar o seu poder.
Ano 22
Com sua ira, Djaul congela Amakna deixando a população exposta a um frio mortal, o mês de dezembro era terrível , muitas criaturas e plantas estavam morrendo, este período é lembrado na historia como o ano congelado. Djaul, agora observa os sacriers e se surpreende com o que vê, então é puxado por Silvosse, uma profunda antipatia nasce desse encontro.
Jiva assume o posto de protetora do mês de Javian no lugar do falecido Solar.
Ano 23
Criação do primeiro templo dedicado aos Dez.
Criação da ordem do Coração Valente para melhorar as defesas dos templos, sob o comando de Menalt.
Djaul sela um pacto com o dragão negro “ cujo nome não pode ser pronunciado ”
Ano 24
Lukryh, um jovem feca, aspira torna-se um cavaleiro da ordem do Coração Valente.
Hyrkul é possuído pela alma do dragão negro.
Criação da cidade de Brakmar, Rushu utiliza seus poderes e levanta a cidade da noite pro dia, ela agora servirá como um grande altar ao rei dos demônios, Djaul e Hyrkul são nomeados seus generais, o poder dos dois juntos permite a eles criar uma milicia leal a Brakmar.
Com ajuda de Djaul, Hyrkul consegue a graça da imortalidade com Rushu.
Hyrkul, o seguidor da metamorfose, uni-se ao dragão “ aquele cujo nome não deve ser pronunciado ” e assume a forma de um poderoso guerreiro.
Ano 25
Djaul fornece poderes aos seus seguidores mais devotos, Hyrkull recebe terriveis poderes e decide utiliza-los para fins obscuros. Agora Hyrkul é conhecido como o tendencioso.
Todos pensam que o jovem Lukryh, um recém nomeado cavaleiro da ordem do Coração Valente foi vitima de uma das criaturas de Djaul, mas isso ainda não havia sido provado… a procura durou meses. Os cavaleiros desbravaram os territórios até as terras do sul e encontram a cidade de Brakmar supondo imediatamente que se trata de uma artimanha de Rushu eles decidem encerrar as buscar e voltar para suas casas. Para contra atacar, Jiva, Menalt e Pouchecout decidem criar a cidade da luz, Bonta, para servir de fortaleza contra os demônios, a ordem do Coração Valente se converte ao braço armado de Bonta, ficando encarregada de proteger a cidade de um possível ataque dos demônios.
Ano 26
Ao dar-se conta da posição estratégica de Bonta, Hyrkull decide atacar a cidade luz. As forças do mal são expulsas das muralhas da cidade luz graças a intervenção discreta de Raval.
Menalt, o lider da ordem do Coração Valente é morto durante a batalha, Ulgrude decide caçar Hyrkull para vingar a morte de Menalt, ele o encontra nas florestas do sul e o derrota com a ajuda de um sacrier bontariano chamado Katard. Hyrkull é reduzido a um monte de poeira mas mantem alguns ossos, sua forma agora é quase espectral.
Essa batalha é conhecida como amanhecer escarlate, onde ambos os lados saem enfraquecidos.
Devido a coragem apresentada, o humano Ulgrude é promovido ao posto de protetor do mês de Martalo, recebendo também os poderes que eram de Menalt.
Ano 47
Ulgrude declara seu amor por Jiva mas é rejeitado, ele chora durante o resto do ano e isso causa uma serie de grandes inundações em Amakna.
Ano 68
Silvosse castiga os lenhadores por devastaram grande parte dos bosques existentes em Amakna. Para castiga-los, ele trasfere suas almas para troncos de arvores para que assim eles sejam cortados da mesma forma que faziam com as arvores, surge assim a raça Treechnid. Uma grande amizade surge entre Silvosse e o protetor do bosque dos treechnids, uma criatura conhecida como Carvalho Mole, os dois decidem que apenas o mais novo membro da familia de lenhadores não será transformado em treechnid, seu nome é Bruce Bougrore.
Ano 84
É contruído o templo de Osaroth.
O dragão negro Grougalorasar é seduzido pro Crocabulia, eles tem um filho chamado Crocoburio, esse último come todos os homens crocodilos, e força as fêmeas a terem relacões com ele. Surge assim uma nova geraçao de crocodilos, eles são mais fortes, ageis e tem a capacidade de usar armas.
Crocoburio encontra seu pai, que impressionado com o poder do filho lhe dá uma espada de presente, a espada Crocoburio.
Crocoburio junto com seu exercito e com a ajuda de seu pai decide atacar o mundo, eles matam, saqueiam e fazem milhares de pessoas como seus escravos.
Durante um ataque a Bonta o dragão brando Dardonakal decide ajudar a cidade contra o exército de crocodilos, nessa luta Crocoburio acaba morrendo atravessado por varias flechas oriundas de inumeros soldados bontarianos e Dardonakal mata Grougalorasar. Os crocolidos fogem e refugiam-se nos pântanos.
Ano 101
Osamodas decide construiu um santuario subterraneo em Amakna, e tenta domesticar dragões criando assim a raça dragonete, então desaparece sob condições misteriosas e deixa os dragonetes num estado de hibernação profunda.
Ano 125
Silouate é dominado por uma fome voraz, ele sai comendo tudo que vê pela frente, pessoas, campos, rochas e ninguém sabe como parar o minotoro.
Ano 127
Rosal percebe que a fome voraz de Silouate é obra de Brumaire e cura o minotoro.
Ano 128
Depois de muitos anos e dado como morto Hyrkull ressurge e decide ir a procura de Dardonakal para ter acesso ao dofus branco e recuperar seu corpo de carne.
Ano 130
Um dragão chamado Bolgrot chega em Amakna, o jovem Rikke Erelz é o único guerreiro corajoso o suficiente para ir enfrentar a criatura, chegando lá, o dragão ao invés de reduzi-lo a pó( o que seria muito facil) acaba virando amigo do jovem Iop.
Meses se passam e Rykke Erelz se apaixona por Heselphine, uma encantadora jovem, Rykke decide apresentar sua amada para seu amigo dragão, ele nao imaginava o que iria acontecer.
O dragão era apaixonado pela jovem e ao descobrir que ela havia escolhido o jovem iop como seu namorado é tomado por uma grande fúria, Bolgrot acerta um golpe fulminante na jovem e sai voando arrasando tudo que encontra pela frente.
Decidido a vingar a morte da sua doce Heselphine, Rykke deixa a amizade de lado e decide caçar o dragão até o fim do mundo se preciso fosse. Os dois se encontram e travam uma luta titânica, graças as suas armas e as suas magias Rykke consegue matar o dragão mas, gravemente ferido ele acaba morrendo pouco depois.
Em busca de uma explicação para a violência repentina de Bolgrot, os sábios de Amakna encontram seis ovos nas entranhas de Bolgrot. Um sabio fala que quando esses seis ovos estão juntos seu portador tem poder absoluto e entao decidem, para o bem do mundo, esconder esses preciosos ovos.
Ano 132
A cidade de Brakmar está lotada de seguidores e Djaul coordena a cidade.
Hyrkull mata Dardonakal e rouba o dofus branco voltando para Brakmar com o dofus e a cabeça do dragão deixando-a exposta como trofeu no centro da cidade.
Brakmar inspira um temor nunca antes igualado. Mais poderoso, Hyrkull decide dar um fim definitivo a Bonta e prepara um novo ataque.
Graças aos seus seguidores, Djaul reune poder suficiente para assumir um disfarce na forma do deus Xelor, ele vai até Bonta e sequestra Jiva, conseguindo assim fazer com que seu reinado dure mais de 31 dias novamente, Ulgrude vai em seu resgate e encontra Jiva irreconhecivel, Djaul a estava torturando.
Ulgrude luta contra Djaul, na batalha Djaul foge e Ulgrude fica gravemente ferido.
Ulgrude é tratado por Hecate e não morre devido as feridas, depois disso Hecate o leva para onde fica o deus Iop e lá Ulgrude aguarda Julgamento.
Ano 134
Vil smisse abandona brakmar e vai morar no cemiterio de Amakna, com ajuda de raval e ele cria o clã dos Roublards que ainda permanecem ocultos por medo de represálias vindas por parte de Djaul.
Ano 135
Hyrkull e suas tropas atacam Bonta. O Tendencioso sabe que não receberá a ajuda de Djaul devido ao mesmo estar muito fraco depois de sua ultima batalha contra Ulgrude, mas também sabe que Bonta está desprotegida, uma vez que nem Jiva nem Ulgrude estão aptos a lutar. Hyrkul na ansia de tomar a cidade luz não percebe que tudo nao se passava de um plano de Raval e Brumaire para destruir as duas cidades.
Maimane decide selar as emoções em totens e com isso os sentimentos ruins como vingança e ódio vão aos poucos desaparecendo. Maimaine também selou emoções como a alegria e o amor pois ele estava muito triste devido ao elevado numero de crianças que morreram devido a guerra, para voltar ao equilibrio, ele decide criar um totem no meio de um bosque, o unico lugar da natureza com emoções, uma especie de oasis.
Ele decide que esse lugar será um refugio para essas crianças.
Ano 217
Chakra consegue invadir o templo de Osaroth e rouba valiosas relíquias.
Ano 242
Fundação da Irmandade de Fon.
Desaparecimento misterioso da irmandade de fon e sua ilha.
Ano 325
Os adoradores de Djaul decidem construir uma vila a nordeste de Brakmar, a vila de Gisgul, mas os arquivos da construção foram destruídos sem mencionar alguma razão para tal ato.
Ano 326
É construida a torre de Rushu no coração da vila de Gisgul.
Ano 342
Destruição de Gisgul.
Meados/Finais do seculo IV
Jiva ajuda Harebourg a criar um relógio capaz de anular o ultimo mês do ano, fazendo assim com que o inverno nunca chegue, Djaul fica sabendo e almaldiçoa a ilha a viver um inverno eterno, a ilha de Frigost cai no esquecimento.
Ano 467
Kaiser, o mais poderoso dragão porco extermina todos os outros da sua raça com o poder da Quadraforce, mas o poder do fragmento é tão poderoso que Kaiser acaba ficando louco e destruindo toda a vila de Bonkaida.
Ano 468
Recontrução de Bonkaida, os fragmentos da quadraforce ainda estão em segredo.
Ano 473
O Rei Bwork conhecido como Lacadog saqueia Bonkaida para vingar-se, os sobrevivente da vila de Bonkaida usam o poder da quadraforce mas todos enlouquecem e tornam-se os falistos, abandonando sua terra natal e retirando-se para o subsolo , levando a quadraforce para um local seguro.
Ano 475
Otomai clona Kaiser e cria a segunda dinastia do dragão porco.
Ano 493
Invasão dos dragonetes em Amakna, alguns sábios dizem que isso foi apenas o começo de algo pior que vai acontecer.
Ano 503
Uma tempestade dura varios meses sobre Amakna.
Ano 505
Uk Not Allag quebra o pacto feito entre os demônios e os deuses e decidi invadir Amakna atrás dos Dofus, na sua busca uma grande parte da população de Amakna é escravizada pelo demônio, uma resistência começa a se formar.
Ano 512
Após sete anos de tirania, um pequeno grupo de cras, ecaflips e iops, liderados por um jovem pastor feca chamado Allister formam a primeira guilda de Amakna, a guilda de Allister e decidem enfrentar o demônio Uk Not Allag
Ano 513
Allister prende Uk Not Allag e como prêmio por sua façanha é nomeado rei de Amakna.
Ano 598
Hogmeiser encontra três dos quatro fragmentos da quadraforce ao derrotar o dragão porco.
Ano 599
Bonta e Brakmar são reconstruidas e as cidades passam a ser administradas por um conselho de pessoas influentes, a rivalidade entre as cidades volta a surgir.
Ano 600
Otomai descobre uma ilha deserta e decide fazer dela seu lar.
Ano 601
Brakmar e Bonta voltam à ativa, a profecia de Xelor é cumprida, uma segunda chance será dada a ambos os lados.
Ano 621
Wa Wabbit e seu povo que viviam no subsolo de Amanka começam a ficar preocupados com o demasiado corte de madeiras e falta de alimentos, então eles decidem mudar de local.
Ano 634
Allister, barrigudo e indeciso, perde o controle da situação e vê Amakna envolvida nas intrigas entre Brakmar e Bonta.
Ano 635
As runas de transporte são destruidas e tem que ser substituidas por zaaps, uma forma de transporte mais cara.
Allister governa sem se importar muito com o povo de Amakna.
A história dos Dofus se espalha e novos aventureiros surgem a cada dia, o que chama atenção de Rushu como uma oportunidade de conseguir novos fieis.
Ano 636
Construção da ponte que liga Pandala ao continente, a deusa Pandawa ascende ao panteão, agora o mundo pode ser chamado de Mundo dos Doze.
Letalina Sigisbul é contratada para libertar o demonio UK Not Allag, ela contrata os serviços de Vil Smisse e seu clã Roublard para ajuda-la nessa empreitada, uma batalha acontece e Letalina revela que é tão poderosa ao ponto de invocar minotoros.
Uk not allag é resgatado da prisão e escoltado até Brakmar onde permanece preso pelas algemas de Allister e sob custódia de Rushu.
Ano 637
Otomai perde o controle sobre suas criaturas e decide revelar a existencia da sua ilha. Ele pede ajuda de aventureiros.
Ano 638
Uma mensagem do povo de Frigost chegao ao continente, exploradores saem em busca dessa “nova” ilha.
Vou ler outros fragmentos, e a partir disso tentar completar a história. Pra quem começou a jogar no Wakfu, aqui temos referência aos Dofus Divertido.